26 outubro 2010

Biblioteca Municipal começa a receber estudantes do Roteiro Educador

O programa inclui a visita a 11 pontos da cidade, como a Câmara Municipal
Foto: Emerson Ferraz / Secom

Olhos atentos, curiosos, ansiosos pelo conhecimento ali armazenado. Essa foi a reação de um grupo de 40 alunos da EM “Paulo F. N. Tortello”, ao visitar pela primeira vez a Biblioteca Municipal, nesta terça-feira (26). Eles participam do Roteiro Educador, programa da Prefeitura de Sorocaba, desenvolvido pela Secretaria da Educação, que promove um passeio pelos monumentos, prédios históricos da cidade.

Agora já são 11 pontos que recebem diariamente os alunos da Rede Municipal, numa verdadeira viagem pela história da cidade e seus personagens. Desde a semana passada, o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, o Museu Histórico, o Parque da Biquinha, o Espaço Santos Dumont, a Fundec, a Biblioteca Infantil e a partir desta terça-feira (26), a Biblioteca Municipal, também estão recebendo as crianças. Antes, as visitas monitoradas já vinham sendo realizadas no Mosteiro de São Bento, Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado, Centro Administrativo (Prefeitura e Câmara) e o Centro Cultural Quilombinho.

O Roteiro Educador de Sorocaba consta da grade curricular da Rede Municipal de Ensino. Monitoradas, as visitas serão pré-agendadas e, durante a viagem de ida ao ponto, o professor conta a história ou descreve sobre o local a ser visitado. Para melhor aproveitamento, em sala de aula e antes de acompanhar os alunos em cada passeio, o professor se prepara para repassar uma boa informação e conhecimento da história da cidade, os personagens e a representação sociocultural, bem como, a importância dos pontos a serem visitados para a Cidade Educadora.