A Fundação de Proteção do Consumidor (Procon) inaugurou um Núcleo Regional em Sorocaba, nesta terça-feira (26), com a presença do Secretário da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado, Ricardo Dias Paes Leme, do prefeito Vitor Lippi e representantes desse órgão em 25 cidades do Interior e do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-SP).
A instalação se deu em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, que cedeu uma sala do prédio da Uniso-Seminário, por ela alugado com a finalidade de ali instalar vários órgãos e serviços públicos. O secretário Ricardo Dias informou que o Núcleo atenderá 79 cidades, das quais 31 contam com Procons municipais. “A função desse Núcleo será a de fortalecer e incrementar a defesa do consumidor nesse municípios promovendo fiscalizações, campanhas educativas e estimulando a criação de novas unidades de Procons nos municípios em que ele ainda não esteja instalado”.
O secretário Ricardo Dias, agradeceu a parceria da Prefeitura e destacou “o pioneirismo da cidade que foi uma das primeiras a instituir um Procon municipal, há trinta anos. É significativo também que isto ocorra neste ano em que o Código de Defesa do Consumidor completa 20 anos”.
O prefeito Vitor Lippi destacou ainda que “o Código é um dos mais avançados do mundo. E que o trabalho do Procon tem grande interesse para a cidadania ao fazer com as regras estabelecidas pelo código sejam respeitadas, a bem do consumidor”.
Descerraram a placa de inauguração, o prefeito, o secretário, e o diretor-executivo da Fundação Procon, Roberto Pfeiffer. O núcleo contará com sete funcionários sob a coordenação de Sérgio José dos Reis. Depois do ato de inauguração o diretor executivo do Procon e o superintendente do Ipen, Fábiano Marques de Paula, fizeram palestras a respeito do trabalho desenvolvido por seus respectivos órgãos.
Ouça essa notícia no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui
Ouça essa notícia no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui