25 outubro 2010

Campanha de orientação sobre a hanseníase continua nas UBS

Doença infecciosa de evolução crônica, quando não tratada na fase inicial, pode levar à incapacitação do portador. A transmissão é interrompida quando o paciente realiza o tratamento corretamente  Foto: Zaqueu Proença / Secom 




A Secretaria da Saúde de Sorocaba, por meio do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, realiza nesta semana a campanha de combate à hanseníase, com o objetivo de divulgar os sinais e sintomas da doença e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade estão preparadas para examinar casos suspeitos e dar o encaminhamento adequado. O principal sinal que deve ser observado é a presença de manchas na pele, com perda de sensibilidade local. Quem possui esse tipo de manifestação deve procurar espontaneamente uma das trinta UBS da cidade.

O secretário da Saúde, Milton Palma, lembra que “a orientação sobre os sinais e sintomas da doença é muito importante para que a população recorra ao serviço de saúde o mais precocemente possível”. O secretário ainda explica que uma vez iniciado o tratamento, o doente deixa de ser contagiante desde a primeira dose do esquema, o que contribui para a diminuição do estigma e do preconceito.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui