28 outubro 2010

Ônibus do Homem realiza quase 2 mil atendimentos

Número comprova a boa aceitação por parte da população masculina e o sucesso da unidade móvel de saúde da Prefeitura de Sorocaba, inédita em todo o Brasil
Foto: Zaqueu Proença / Secom


Mais de 1.700 consultas médicas, cerca de 350 encaminhamentos para tratamento na Policlínica Municipal, quase 200 testes de HIV realizados e mais de 1.900 orientações. Até esta quarta-feira (27), foram 1.957 atendimentos no total: tudo isso em apenas pouco mais de dois meses de funcionamento. Este é o resultado do Ônibus do Homem, unidade móvel de saúde da Prefeitura de Sorocaba, inaugurada no dia 16 de agosto e inédita em todo o país.

“Estes números comprovam a boa aceitação, por parte da população sorocabana, desta nova unidade móvel de saúde da Prefeitura. Escolhida pelo Ministério da Saúde para ser cidade-piloto da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish), graças ao apoio da Secretaria de Estado da Saúde, Sorocaba, com a criação do Ônibus Azul, reforça ainda mais sua vocação de ser um modelo para todo país, na área de saúde integral do homem”, comemora o prefeito Vitor Lippi.

O secretário da Saúde, Milton Palma, confirma. “Já temos trabalhado com um enfoque diferenciado para a saúde do homem em Sorocaba, prova disso são os mutirões de exames de próstata que começaram em 2004. Com a consolidação do Ônibus do Homem, damos um passo ainda maior nesta área”, declara.

Nestes dois meses e alguns dias de funcionamento, o Ônibus Azul visitou cerca de 50 locais diferentes. Foram 1.735 consultas médicas, 278 atendimentos de enfermagem, 1,957 orientações pela equipe de enfermagem pós-consulta, 201 aferições de pressão arterial, 168 testes de glicemia, 227 pedidos de ultrassom, dez encaminhamentos para biópsia, 242 encaminhamentos para a Policlínica Municipal (tratamento ou cirurgia) e outras 100 para demais especialidades.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui