22 novembro 2010

Campanha realiza 457 exames de tuberculose

A Campanha de Busca do Sintomático Respiratório, promovida pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) entre os dias 8 e 19 de novembro, para marcar a passagem do Dia Nacional de Prevenção da Tuberculose (17 de novembro), colheu 457 amostras do exame de escarro, realizado para detectar a doença. Deste total, seis casos foram identificados e os pacientes já iniciaram o tratamento.

A enfermeira Valquíria Carnio Gomes, coordenadora do Programa Municipal de Controle da Tuberculose, explica que a campanha teve como objetivo examinar as pessoas que apresentam os sinais da doença e assim identificar novos casos em fase inicial de evolução. “O tratamento é gratuito, com antibiótico. Ele interrompe a transmissão para outras pessoas e garante a cura da doença no prazo de seis meses, se seguido corretamente”, explica.

Os casos identificados foram encaminhados para acompanhamento e tratamento na Policlínica de Especialidades, onde funciona o programa, que mantém um trabalho permanente. Além disso, todas as UBSs da cidade estão habilitadas para fazer o exame e dar orientações sobre a tuberculose durante o ano todo.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, clicando aqui.