25 novembro 2010

Córregos e rio Sorocaba continuam sendo usados como depósito de lixo

A ação do Saae abrange 66 Km de córregos e do Rio Sorocaba
Foto: Carlos Lara / Saae AI



O dia-a-dia de trabalho dos funcionários pertencentes à empresa terceirizada contratada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) para fazer o serviço de manutenção dos córregos da cidade e do rio Sorocaba é uma rotina permanente e sem fim. Um mês apenas após realizarem a ação, o visual é o mesmo no retorno da equipe ao mesmo local: muito lixo de todo tipo, incluindo garrafas PET, embalagens de produtos diversos, calçados, roupas, poltronas, sofás, pneus e animais mortos, além de entulho de construções, entre outros.

De acordo com o engenheiro Rodolfo Barboza, do Departamento de Drenagem do Saae, que coordena esse trabalho, são 350 metros cúbicos de lixo retirados todos os meses dos córregos da cidade, o que representa dois caminhões por dia. O trabalho inclui a limpeza e roçagem das margens e a limpeza dos leitos.

“Já presenciei situações como a de um senhor que jogou, de uma forma muito ‘natural’, uma sacola plástica de lixo nas margens de um determinado córrego, depois de passar pelo nosso pessoal e pelo caminhão que recolhe esse material”, conta Rodolfo.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui