26 novembro 2010

Zoológico de Sorocaba faz tratamento dentário em Urso Preto

O procedimento durou aproximadamente 40 minutos, já que na avaliação dos especialistas foi descartado qualquer problema nos dentes de Peter
Foto: Paulo Ochandio / Secom




Agora foi a vez de Peter, o urso preto do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, de aproximadamente 11 anos, passar por um tratamento dentário. O procedimento aconteceu na manhã desta sexta-feira (26) no Setor de Veterinária. Esse é um dos serviços realizados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que garante o bem-estar e a saúde dos habitantes do zoológico.

Peter chegou a Sorocaba no final de 2005, vindo emprestado de um Zoológico de São Paulo. De acordo com o médico-veterinário do Zoo, Rodrigo Teixeira, a suspeita de que o animal estivesse com algum problema nos dentes surgiu através de relatos de um dos tratadores do parque, pois o urso estava mastigando somente com um dos lados da mandíbula e comendo apenas as partes mais moles dos alimentos. “Essas fraturas são comuns em animais de cativeiro, pois suas jaulas têm arames, madeiras e outros objetos que contribuem para isso”, explica.

Primeiramente, em seu recinto, Peter foi pré-anestesiado com 6 dardos do medicamento Quetamina e 2 de Diazepan para poder ser levado ao Setor de Veterinária. Para esse trabalho, incluindo o transporte, foi necessária a participação de 11 tratadores. Somente na maca é que o urso recebeu a anestesia geral.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui