23 novembro 2010

'Mega Plantio' integra complexo ambiental com cerca de 580 mil m²

A Prefeitura transplantou para o Jd. Santo André II 13 palmeiras imperiais
Foto: Zaqueu Proença / Secom



As 50 mil mudas de árvores viabilizadas pelo “Mega Plantio”, previsto para o dia 5 de dezembro, às 9h, compreenderão cerca de 300 mil metros quadrados de área verde, ao longo do Rio Sorocaba, na Zona Norte. A área, começa no Jad. Santa Marina e vai até o Jd. Santo André II, nos antigos pontos de inundações onde moravam algumas das famílias transferidas para o Jd. Renascer. No próximos anos, as obras somarão um complexo ambiental com mais de 580 mil m², área equivalente a quase oito vezes o tamanho do Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim.

Localizado transversalmente a Av. Ulysses Guimarães, entre as ações  já desenvolvidas para a reurbanização do espaço estão a transferência de 13 palmeiras imperiais, doadas à Prefeitura por uma rede de hipermercados. Anteriormente plantadas no terreno onde foi construída uma loja atacadista na Av. Itavuvu, as palmeiras tem aproximadamente 50 anos, entre 10 e 20 metros de altura e pesam de 10 a 25 toneladas cada. O processo preparatório para os transplantes durou 45 dias e operação final cerca de dez horas, mobilizando equipamentos pesados e mais de 20 trabalhadores.

Pouco mais de 90 dias depois da transferência, o engenheiro agrônomo da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), Aroldo José Pinto, destaca a preservação das espécies e a criação de um grande complexo ambiental.   Além de ser interligada ao Santa Marina, a área do Santo André II  percorre o Parque da Laranjeiras e se interligará ao Parque da Formosa, na Vila Formosa, somando mais de 480 mil metros quadrados ao longo dos cursos d'água. “A medida que as áreas vão sendo reflorestadas, se criam corredores ecológicos, que interligam as áreas verdes e servem de abrigo e proteção aos animais”, explica.


Preparação da área


A limpeza do local removeu cerca de 200 mil m³ de entulho  Foto: Zaqueu Proença / Secom


Na manhã desta terça-feira (23), a Seobe e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) concluíram a limpeza da área no entorno do Rio Sorocaba onde haverá o “Mega Plantio”. Ao todo, foram retirados do local cerca de 200 mil m³ de entulho, entre material de construção civil, madeira, móveis usados, garrafas pet, sacolas plásticas ,entre outros. Nos próximos dias, a Área de Fiscalização da Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco) intensificará as ações no local, assim como a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) iniciará um trabalho de orientação aos munícipes.

O Mega Plantio será no dia 5 de dezembro, a partir das 9h, em áreas públicas da região do Jardim Santa Marina e em alguns pontos das margens do Rio Sorocaba, na Zona Norte da cidade. Junto com a Prefeitura, a população vai ajudar no plantio de 50 mil árvores durante uma hora, tempo estimado para a mega-ação em prol do meio ambiente de Sorocaba.

A ação do Poder Público faz parte do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores até 2012. A proposta é reunir ao menos 5 mil pessoas da sociedade civil para o plantio, onde cada uma terá de plantar 10 árvores em uma hora.

As pessoas interessadas em participar do evento devem se cadastrar gratuitamente enviando um e-mail para megaplantiosorocaba@gmail.com, e informar o número de participantes. Para grupos fechados com mais de 15 pessoas, a Prefeitura disponibilizará transporte. Mais informações pelo telefone 3238.2131.