Médica dermatologista, a 1ª dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Lippi, prestou atendimentos no mutirão Foto: Paulo Ochandio / Secom |
A campanha anual de exames clínicos e prevenção do câncer de pele, realizada no último sábado (27), na Policlínica Municipal de Especialidades, avaliou 988 pessoas no total. O evento foi realizado pela Prefeitura de Sorocaba, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), das 8h às 12h.
Trabalharam na campanha cerca de 100 profissionais de saúde, sendo 13 médicos dermatologistas e cinco cirurgiões plásticos, que atuaram como voluntários. A ação teve como objetivo conscientizar pessoas de todas as idades sobre a prevenção do câncer de pele e incentivar a detecção precoce da doença.
Foram distribuídas 1.043 senhas das 8h às 12h. Os atendimentos foram realizados até cerca de 14h30 e resultaram no diagnóstico de 143 lesões malignas. Deste total, 14 eram melanomas, considerado o tipo mais grave de câncer de pele. Os outros tipos foram: 90 carcinomas basocelular (CBC), 23 carcinomas espinocelular (CEC) e 16 outros tipos de tumores malignos.
Também foram identificadas 282 lesões pré-malignas, que podem evoluir para câncer de pele e 496 dermatoses (outras doenças de pele).
Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui