26 novembro 2010

Ônibus Rosa e Azul participam do Fique Sabendo 2010

Unidades móveis farão exames na Praça Cel. Fernando Prestes
Foto: Zaqueu Preonça / Secom



Com o objetivo de atender o maior número de pessoas possível, aproveitando o grande movimento normalmente registrado no Centro, os Ônibus da Mulher e do Homem, unidades móveis de saúde da Prefeitura de Sorocaba, estarão entre segunda e quarta-feira (de 29 de novembro a 1º de dezembro) na Praça Coronel Fernando Prestes. Nestes dias, ambos intensificam a participação na campanha Fique Sabendo 2010, realizada pela Secretaria da Saúde, por meio do Programa Municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), que visa incentivar a realização de testes de HIV.

Os Ônibus Rosa e Azul oferecem o exame durante o ano todo, mas, especialmente nestes dias da campanha, vão priorizar a realização de testes. As unidades atenderão na praça nos três dias, sempre das 8h às 18h.

Além de garantir o diagnóstico precoce, antes da manifestação da Aids a realização do teste é importante para evitar que a pessoa infectada que desconhece sua condição, contamine outras pessoas. Maria Tereza Morales Dib, coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids de Sorocaba explica que mesmo as pessoas que recebem resultado negativo precisam de orientação. “Se a pessoa teve algum tipo de exposição precisa ser orientada para aderir à prevenção, para isso é preciso uma mudança de hábitos para não haja nova exposição ao risco”, comenta.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui