30 novembro 2010

Começa nesta quarta o 'Plano Verão 2010/11'

Começa nesta quarta-feira (01), e prossegue até 31 de março do próximo ano, o “Plano Verão 2010/11”. Ele visa uma série de medidas e ações com o objetivo de evitar os transtornos provocados pelas enchentes, desastres naturais e ocorrências especialmente nas chamadas áreas de risco.

O “Plano Verão” envolve a Defesa Civil da Prefeitura de Sorocaba, a Guarda Municipal, todas as secretarias municipais, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Este ano, a preparação da cidade para as chuvas começou antecipadamente. Na última sexta-feira de novembro, 96 voluntários ligados aos Nudecs de Sorocaba receberam a certificação de conclusão de treinamento para realizar os primeiros atendimentos, inclusive, no caso de enchentes.

A capacitação faz parte da preparação dos voluntários para enfrentar todas as adversidades em que a Comdec atua. “Essa capacitação inclui o trabalho em meses de chuvas intensas, por exemplo, mas também o realizado durante o período de queimadas”, explica Roberto Montgomery, coordenador da Comissão Municipal de Defesa Civil de Sorocaba. “É fundamental a intervenção dos voluntários, pois eles estão próximos ao local da ocorrência e podem intervir rapidamente, tomando as primeiras providências”, conclui.

Ouça esta notícia no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui