07 outubro 2010

Defesa Civil: Ventos causam 30 quedas de árvores

A Defesa Civil de Sorocaba divulgou às 20h30 desta quinta-feira (07) um balanço das ocorrências registradas após a forte chuva e a ventania que atingiram a cidade durante a tarde. Até às 20h30, foram comunicadas trinta quedas de árvores, quatro destelhamentos de residências e uma queda de outdoor. As ocorrências foram registradas em todas as regiões da cidade, mas a maior concentração se deu na Zona Oeste.

Entre as quedas de árvores, algumas situações foram mais delicadas com comprometimento de cabos de energia. Entre esses casos, o destaque foi na rua Laura Maielo Kook, no bairro Ipanema das Pedras, onde três árvores caíram e isolaram a via. Os cabos energizados ficaram caídos sobre a rua, necessitando de uma intervenção da CPFL, juntamente com a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe).

Os detelhamentos de residências foram registrados na rua Cesário de Aguiar /Árvore Grande, rua Áustria /Jardim Europa, rua João Avelino José / Parque Esmeralda e rua Adão Pereira de Camargo / Jardim Aeroporto. Todos esses locais foram vistoriados pela Defesa Civil e houve fornecimento de lonas plásticas. Entre as demais ocorrências, foram citadas uma queda de outdoor na avenida São Paulo, próximo à empresa Bórnia, quedas de placas e semáforos que foram virados pelo vento.

A forte chuva atingiu Sorocaba por volta das 16h e havia sido motivo de alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo e da Defesa Civil Nacional. Conforme os boletins de alerta, o temporal foi causado devido ao deslocamento rápido de uma frente fria que estava no Rio Grande do Sul em direção à Região Sudeste, com ventos fortes, possibilidade de queda de granizo e de ventos acima de 60 quilômetros por hora.