08 outubro 2010

Desfile encerra a 38ª Semana Brigadeiro Tobias

Termina nesta sábado (9) a programação festiva da 38ª Semana Brigadeiro Tobias com um Desfile Comemorativo das Escolas de Brigadeiro Tobias, a partir das 9h. O evento é uma realização da Prefeitura de Sorocaba (por intermédio da Secretaria da Cultura e Lazer), da Polícia Militar do Estado de São Paulo, CPI-7, Instituto Histórico Geográfico Genealógico de Sorocaba e Comunidade de Brigadeiro Tobias.

A concentração acontecerá na Avenida Bandeirantes, no cruzamento com a Rua José Sarti, e a dispersão será no cruzamento com a Rua Paulino Correia (Distrito Policial). Participam do desfile a Banda de Música Regimental da Polícia Militar-CPI-7, Tiro de Guerra 02-040 – Exército Brasileiro, Escola Superior de Soldados do CPI – 7 , Polícia Militar - Motorizado, Guarda Municipal de Sorocaba - Motorizado, CEI – 77 Profª Olga de Toledo Lara, CEI – 59 Eugênio Leite, CEI – 13 Aluísio de Almeida, Creche do Idoso, CRAs - Brigadeiro Tobias, Centro Esportivo Brigadeiro Tobias, Grupos de ginástica /caminhada/capoeira , Fanfarra – Isabel Lopes Monteiro, E.E. Brigadeiro Tobias, Academia Andréia Sheila e Anjos do Asfalto – bicicletas.

Brigadeiro Tobias

Rafael Tobias de Aguiar nasceu em Sorocaba no dia 4 de outubro de 1794. Com 4 anos foi inscrito pelo pai no quadro do Regimento de Cavalaria local, como cadete, quando iniciou brilhante carreira militar. Alferes em 1799, tenente em 1802 e capitão em 1809, prosseguiu seus estudos em São Paulo.

Vários fatos registrados o tornaram uma das figuras de maior importância na história de São Paulo e do Brasil, sendo considerado o precursor da Federação, em 1889. Implementou, ainda, a mudança da legislação através da Lei Provincial de 15 de dezembro de 1831, oriunda do Conselho da Província, dando origem ao embrião da atual Polícia Militar.