19 outubro 2010

Transpolix é notificada para retomar coleta hospitalar

A Secretaria da Administração (Sead) notificou a Transpolix Ambiental Serviços de Limpeza Pública e Privada Ltda., na manhã desta terça-feira (19), para a retomada imediata da coleta de lixo hospitalar em Sorocaba. Caso a empresa não tome as providências necessárias para que não haja prejuízos aos serviços prestados, estará sujeita a aplicação das sanções previstas em contrato.

De acordo com a Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), pela coleta de lixo hospitalar se tratar de um serviço público essencial, a empresa deveria ter comunicado previamente sobre a paralisação e manter um efetivo mínimo de 30% em operação, situações que não foram observadas. A Seobe continua acompanhando as negociações entre dirigentes e funcionários da Transpolix e representantes do Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba.

A coleta de lixo hospitalar em Sorocaba atende aos serviços de coleta, transporte, tratamento e destino final de todo o lixo hospitalar gerado pelas unidades públicas e particulares de saúde, clínicas e hospitais da cidade. O material recolhido representa cerca de 1,5 tonelada de resíduos coletados por dia – comparativamente, o volume equivale a cerca de 11% do total recolhido pela coleta de lixo domiciliar.