Na Casa de Passagem “Vem Viver” os moradores de rua serão atendidos das 8h às 18h. No local, eles poderão tomar banho, cuidar de suas roupas, alimentar-se, ler, assistir a algum programa de TV ou até mesmo participar dos cursos de pintura ou de cabeleireiro. "Vem Viver" é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e a Associação Cristã de Assistência Plena (ACAP), e foi inaugurada na quarta-feira (3).
Segundo a secretária da Cidadania, Maria José Lima, “a Casa vem completar o circuito de atendimento ao morador de rua. Porque, depois do horário em que ela estiver aberta, eles poderão dormir em outra entidade, a exemplo do SOS, onde poderão permanecer das 18h até às 6h do dia seguinte".
A secretária Mazé Lima diz que no "Vem Viver" há toda infraestrutura necessária para auxiliar aqueles que moram nas ruas. “Mas a opção por usar ou não os nossos serviços é livre. Respeitamos a liberdade de escolha desses moradores. Contudo, caso necessitem, estamos prontos para auxiliá-los. E se tiverem doentes, serão encaminhamentos para ambulatórios ou, quando for o caso, para internações", salienta.
Mazé comenta que para instituir esse projeto em Sorocaba, a Prefeitura decidiu estabelecer parceria com a ACAP, “porque ela é uma entidade dotada de grande experiência nesse tipo de trabalho, reconhecido por sua eficiência e credibilidade.”
O vereador Luís Santos, fundador da ACAP, diz que o trabalho desenvolvido na Casa visa descaracterizar o cidadão como morador da rua, oferecendo-lhe uma chance de conquistar uma qualidade de vida melhor. "Para isso, o morador terá apoio da assistente social e também da psicóloga. E ainda poderá assistir a palestras relativas à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e dependência química", conta.
Luiz Santos também agradeceu o apoio que o prefeito Vitor Lippi tem dado à entidade e a "esse projeto de grande relevância social, porque produz ações humanizadoras, de promoção da justiça e da igualdade.”
Vitor Lippi participou da inauguração ao lado dos secretários municipais Mazé Lima (Cidadania), Edith Di Giorgi (Juventude) e Valter Calis (Comunicação). O prefeito igualmente enalteceu o trabalho da ACAP.