05 novembro 2010

Maioria dos inscritos no Time do Emprego já foi admitida em 2010

Os alunos do Time do Emprego reunidos em uma das aulas. Crédito: Paulo Ochandio / Secom

A Secretaria das Relações do Trabalho (Sert) divulgou números parciais das nove turmas do programa “Time de Emprego – Jovem Cidadão”, desenvolvido pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) em parceria com o Governo do Estado. De janeiro até o momento, dos aproximadamente 200 participantes do curso, mais de 60% já estão admitidos. Somente neste mês, que acontece o curso para três turmas, 44 dos 70 inscritos já foram admitidos em apenas seis dos 12 encontros programados do curso.

Segundo o secretário da pasta, Luis Alberto Firmino, os dados são compensadores para o município. “Em 2009, dos cerca de 120 participantes nas seis turmas abertas para o curso houve mais de 50% de colocação no mercado de trabalho. Naquele ano, trabalhamos com quatro facilitadores. Já este ano, aumentamos o número de facilitadores para seis, triplicando a quantidade de vagas oferecidas”, explica.

Ouça essa notícia no Portal da Cidadania. Clique aqui.

Durante os encontros, os facilitadores do programa desenvolvem junto aos participantes vários temas voltados para o desenvolvimento e reconhecimento de competências e potencialidades, como técnicas para facilitar a procura de emprego, planejamento e metas de trabalho e vida, mercados promissores, elaboração do seu próprio currículo e dicas de como apresentar-se e expressar-se nas entrevistas.

O conteúdo é desenvolvido em seis encontros para os grupos de 16 a 18 anos; e doze para os grupos com mais de 18 anos. Eles acontecem uma vez por semana, com duração de três horas. São grupos de 20 a 25 pessoas.

A aluna do “Time do Emprego”, Bruna Barbosa de Siqueira, 18 anos, apareceu no sexto encontro para despedir-se dos colegas e agradecer aos facilitadores pelo apoio. Ela conseguiu seu primeiro emprego de atendente em uma lanchonete, graças ao programa. “Aqui aprendi muita coisa para passar na entrevista. Foi tudo muito simples e fiz os testes com muita tranquilidade”, conta.

A aluna Bruna Barbosa apareceu no sexto encontro para se despedir dos colegas e agradecer. Crédito: Paulo Ochandio / Secom
Na mesma sala, e com a mesma esperança da colega de turma, o auxiliar de expedição bancária, Claudinei Albino Moreira, 52 anos, que está há dez anos sem trabalhar devido a uma lesão na coluna, busca recolocação no mercado. “Eu não sabia mais como é ir atrás de um serviço, fazer um currículo. Então, além de eles darem assessoria, orientarem e de colocar a turma para 'cima', eles dão novo ânimo ao pessoal”, comenta Moreira. Ele, assim como outras pessoas com problemas de deficiência e que estão parados, foi auxiliado pelo “Time do Emprego”, em parceria com o INSS, a retornar ao mercado de trabalho.

As inscrições para novas turmas prosseguem durante toda a próxima semana, até sexta-feira (12). O interessado precisa ter mais de 16 anos, estar cadastrado no PAT, apresentar CPF e currículo na Rua Cel. Cavalheiros, 353, próximo ao Terminal São Paulo, das 8h às 16h.