Crédito: Paulo Ochandio / Secom |
Natália de Moraes, 13 anos, e Caio César Gonçalves, 12 anos, estiveram nesta quarta-feira (17) no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Além de ver os bichos e se divertir, eles aprenderam muita coisa sobre dengue durante o passeio. “Aprendi que não podemos deixar nenhum objeto em casa que possa acumular água. O mosquito da dengue adora água parada”, comenta Natália. “Eu sempre falo para a minha mãe não deixar o pratinho do cachorro com água, senão o mosquito vem e bota muitos ovos”, completa Caio.
Natália e Caio agora sabem como ajudar ainda mais a combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, depois que visitaram a Exposição Educativa de Prevenção à Dengue, evento que está sendo realizado no zoo e prossegue até domingo (21). A ação, promovida pela Secretaria da Saúde (SES), por meio da Seção de Controle de Zoonoses, marca a passagem do Dia D – Dia Nacional de Combate à Dengue, celebrado no sábado (20).
Assim como esses garotos, outras crianças – e também adultos – participaram do primeiro dia da exposição, que está montada no jardim em frente à Ilha dos Macacos. Entre as atrações estão um jogo de amarelinha, com perguntas e respostas sobre a dengue; uma mesa com todas as fases do Aedes aegypti; duas casas em miniatura – uma com nenhum possível criadouro do mosquito e outra com vários – e cartazes. Agentes da Zoonoses e biólogos ficam à disposição para tirar dúvidas e passar orientações aos visitantes. Além disso, há distribuição de material informativo.
Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, clicando aqui.