05 novembro 2010

Saúde reforça a vacinação contra o sarampo

Seguindo a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde, a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica, reforça a orientação para que as pessoas, com idades entre 1 e 19 anos, que ainda não tomaram a vacina contra o sarampo, procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa para colocar a carteira de vacinação em dia.

A recomendação tem como objetivo reforçar a prevenção contra a doença, após a ocorrência de casos recentes no Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba. Além disso, o período de férias se aproxima e muitos jovens irão viajar pelo Brasil e para o exterior. O Estado de São Paulo não tem casos autóctones de sarampo desde 2000 e, em Sorocaba, o último registro da doença ocorreu em 1999.

O sarampo é uma doença infecciosa, cuja transmissão ocorre por vias respiratórias, de pessoa para a pessoa, por meio de tosse, espirro e contato próximo. Os principais sintomas são: febre, exantema (vermelhidão), tosse, coriza e conjuntivite. A única forma de prevenção é a vacina.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, clicando aqui.