01 outubro 2010

AMIGOS DO ZIPPY: Vitor Lippi será homenageado em Londres

Foto: Zaqueu Proença / Secom

No próximo sábado (09), o prefeito Vitor Lippi embarca para Londres (Inglaterra) onde será homenageado pela Partnership for Children, entidade que coordena o programa Amigos do Zippy no mundo. Além da distinção pública, Lippi fará palestra no dia 13 e apresentará um vídeo, de cerca de 5 minutos, mostrando como funciona o projeto em Sorocaba para cerca de 200 pessoas de várias cidades do mundo, que também contam com o “Amigos do Zippy”.

A homenagem é em função de Sorocaba ter sido modelo para o mundo em três ações: aplicação do “Amigos do Zippy” em escola pública, criação do “Amigos do Maçã”, que é uma sequência do primeiro, e a criação do programa “Amigos do Zippy em Casa”, que abrange os pais, a família do aluno.

Para Lippi, a homenagem, muito mais do que o reconhecimento à iniciativa pioneira, mostra que Sorocaba acertou ao adotar o projeto que trabalha a emoção na Rede Municipal. “Saber trabalhar com a questão emocional é fundamental para o bom desenvolvimento da criança. Se nós pudermos ensiná-las a enfrentar suas dificuldades, certamente terão mais facilidade para lidar com crises na adolescência e na idade adulta”, destaca.

Em Sorocaba, os programas “Amigos do Zippy" e "Amigos do Maçã” beneficiam aproximadamente 7 mil estudantes, com idade entre 07 e 08 anos. Já o “Amigos do Zippy em Casa” envolve centenas de pais e responsáveis, que participam mensalmente das reuniões. Como os filhos, eles conversam e aprendem a trabalhar a questão emocional, contribuindo para a melhoria do relacionamento interno e externo.