06 outubro 2010

ARTIGO: Inteligência Emocional

O programa Amigos do Zippy beneficia cerca de 7 mil alunos das Escolas Municipais  Foto: Zaqueu Proença / Arquivo Secom


Neste final de semana, eu e a secretária de Educação, Maria Teresinha Del Cistia, embarcaremos para Londres, Inglaterra, onde Sorocaba será homenageada pela associação Partnership for Children por ser a primeira cidade do mundo a desenvolver como política pública um programa de saúde emocional chamado Amigos do Zippy, beneficiando todas as crianças de 7 anos de idade das escolas municipais e estaduais da cidade.

Mais importante que a homenagem, no entanto, é o resultado desse programa de inteligência emocional nas escolas da cidade, onde as crianças aprendem a lidar melhor com seus sentimentos e outros temas importantíssimos de nossa vida, como o relacionamento e a comunicação interpessoal, a solução de conflitos, mudanças de vida e até mesmo as perdas, preparando-as melhor para a vida. Nós, adultos, não tivemos essa oportunidade e, muitas vezes, infelizmente temos de vivenciar essas questões da forma mais dura possível.

O programa veio ao encontro de nossa proposta de escola mais humanizada, preocupada com a felicidade e a realização das crianças. Hoje, é visível a melhoria de comportamento dessas crianças, que estão mais tolerantes, interagindo mais, diminuindo suas ansiedades, angústias, se comunicando e trabalhando melhor sentimentos como inveja e ciúmes. E o reflexo disso está na melhoria dos relacionamentos e na harmonia escolar.

O modelo de programa desenvolvido em Sorocaba, em parceria com o CVV Internacional, agora está sendo levado a milhares de crianças de 19 países do mundo. Assim, vamos aproveitar nossa estada na Inglaterra para solicitar à Partnership for Children um programa semelhante para que possamos trabalhar também a inteligência emocional de nossos jovens e adolescentes, que enfrentam uma das fases mais importantes da vida.

A emoção é fator determinante para termos sucesso na família, na escola, no trabalho e na vida. Nossos sentimentos e relacionamentos dependem dessa maturidade emocional. Por isso, esta é a contribuição de Sorocaba para melhorar ainda mais a Escola e para que os cidadãos tenham mais oportunidades de sucesso e de serem felizes.

Vitor Lippi
Prefeito de Sorocaba


*artigo publicado originalmente no jornal Bom Dia Sorocaba, nesta quarta-feira (06/10/2010)