08 outubro 2010

Feira de Profissões ajuda jovens a escolher futuro profissional

Crédito: Emerson Ferraz / Secom
Estudante do 3º ano do Ensino Médio da EE “Lauro Sanches”, da Vila Carol, Sorocaba, Nayara Izidoro de Camargo, 17 anos, como a maioria dos jovens, chegou cheia de dúvidas à Feira de Profissões, na manhã desta sexta-feira (08). Depois de visitar os estandes e conhecer as inúmeras profissões ali apresentadas, voltou para casa com uma certeza: será nutricionista.

Até visitar a feira, Laura Maria Rodrigues Ferreira, de 17 anos, também estudante do Ensino Médio da EE “Lauro Sanches”, pensava em cursar Ciências de Computação. Ao conhecer mais sobre várias profissões, ela saiu da feira decidida a estudar Marketing. “Descobri que é apaixonante, usar a criatividade é como encantar as pessoas”, disse.

Também estudante do Ensino Médio, Caisma Gonçalves, de 17 anos, do Jardim Maria Antônia Prado, visitou vários estandes, até encontrar num dos espaços o curso que sonhava: Educação Física. “Gosto de esportes e me identifiquei muito com a matéria. É isso que vou fazer”, afirmou.

As amigas Nayara, Caisma e Laura visitaram a feira. Crédito: Emerson Ferraz / Secom
O prefeito Vitor Lippi visitou o evento na manhã desta sexta-feira, conversou com os jovens e passou por vários estandes, conhecendo de perto o que cada entidade participante oferece ao público. Durante todo o dia, cerca de 10 mil jovens de Sorocaba e cidades vizinhas passaram pelos estandes e assistiram às palestras ocorridas na II edição da Feira de Profissões.

Até às 22h, quando encerra a II Feira de Profissões, realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, a previsão é que outros três mil jovens passem pelo local. O evento teve foco na orientação vocacional e foi dirigido especialmente a estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de ajudá-los a escolher suas futuras carreiras.