20 outubro 2010

MEMÓRIA: Conheça um pouco da história do Jardim dos Bichos

 
O Jardim dos Bichos existiu entre o final do século XIX, na Praça Frei Baraúna, até o final da década de 1960, às margens do rio Sorocaba, na atual Av. Dom Aguirre
Foto: Arquivo / Secom

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” comemora 42 anos de inauguração nesta quarta-feira (20), se confirmando como um dos principais centros ambientais da América Latina nas áreas de lazer, pesquisa, educação ambiental e preservação de espécies. Entretanto, a história do Zoo de Sorocaba começou alguns anos antes, ainda no século XIX.

Em 1899, a área que hoje em dia é a Praça Frei Baraúna (Fórum Velho), no Centro, abrigava o “Largo do Jardim”, que em 1916 passou a ser denominado “Jardim dos Bichos”. Até 1930, o local abrigou o “Jardim dos Bichos”, alojando, em condições precárias, algumas espécies nativas da região, como jacarés, bichos-preguiça, veados, macacos, serpentes e aves.
O Zoológico se localiza na área de uma antiga chácara da família Prestes de Barros. Montado no cavalo, o patrono do Zoo,  Joaquim (Quinzinho) Eugênio Monteiro de Barros
Foto: Arquivo / Secom

Em 1965, a Prefeitura transferiu os animais para as margens do Rio Sorocaba, em recintos montados entre a ponte da rua XV de Novembro e a atual Praça Lions, área de lazer conhecida como “Jardim da Margem”. Inaugurada em 1966, ficavam em exposição ali aves, macacos-prego e um aquário com peixes.

O espaço durou até o ano seguinte, quando a família Prestes de Barros doou uma chácara ao município, na Vila Hortência. Em 20 de outubro de 1968 foi inaugurado o Zoológico e o Museu Histórico Sorocabano, abrigado no imóvel onde a família residia. O casarão onde hoje hospeda o Museu foi construído pelos escravos de João de Almeida Pedroso, em 1780. Passaram-se pelo local sete moradores antes da família Prestes de Barros.