20 outubro 2010

ARTIGO - O reconhecimento e as lições de Londres

Em Londres, o prefeito Vitor Lippi e a secretária da Educação, Maria Terezinha Del Cistia, visitaram uma escola pública que adota a dinâmica do programa Amigos do Zippy criada em Sorocaba  Foto: Divulgação / Secom


Sorocaba foi homenageada em Londres na última quarta-feira (13), ocasião em que pelo menos setenta pessoas, entre educadores de vários países e representantes da Embaixada Brasileira, tiveram a oportunidade de conhecer a maneira como aplicamos o programa “Amigos do Zippy” em nossas escolas.

Fui a essa que é uma das mais importantes cidades do mundo a convite da Partnership for Children, que coordena a aplicação desse programa no mundo, para receber a homenagem. E também fazer uma palestra a respeito do pioneirismo de nosso trabalho com o “Amigos do Zippy” que, em Sorocaba, em parceria com a ASEC (Associação pela Saúde Emocional de Crianças), adotamos como política pública, beneficiando oito mil crianças. Diferentemente do que ocorria em algumas escolas inglesas, nas quais ele era aplicado individualmente, como projeto piloto.

Fomos os primeiros a expandir essa aplicação e, assim, acabamos desenvolvendo novos parâmetros para esse programa que, agora, serve de modelo para outros dezenove países, incluindo a China, onde está sendo introduzido na cidade de Pequim.

Acreditamos no "Amigos do Zippy", porque ele vem ao encontro de um dos valores que estamos trabalhando em nossas escolas, com base em três focos: na habilidade, na competência e na saúde emocional. Pois ele trabalha exatamente a questão emocional, o que é fundamental para o desenvolvimento da criança. Esse projeto surgiu como resultado de pesquisas desenvolvidas em universidades, envolvendo múltiplos pesquisadores, a exemplo de pedagogos, psiquiatras, psicólogos e médicos.

Quanto tomei conhecimento desse projeto, vi que seu propósito coincidia com o nossa proposta. Imediatamente entramos em contato com a Partnership for Children para trazê-lo a Sorocaba. Temos orgulho de inovar o programa “Amigos do Zippy” tendo, inclusive, o ampliado por meio do “Amigos do Maçã” e do “Amigos do Zippy em casa”, que envolve os familiares dos alunos, tornando-nos modelo para o mundo.

Por isso, foi com muito carinho que representei, na homenagem em Londres, junto com a secretária de Educação, Maria Teresinha Del Cístia, todos os educadores sorocabanos. As eles dedico minha gratidão por contribuírem pela boa qualidade de ensino municipal em nossa cidade.

Por fim, devo dizer que lá ainda tivemos encontros com outros temas de grande importância para nosso município, dos quais pudemos extrair valiosas lições e constatar que Sorocaba está no rumo certo. Mas deles tratarei no próximo artigo!


Vitor Lippi
Prefeito de Sorocaba


*artigo publicado originalmente pelo jornal Bom Dia Sorocaba, na edição desta quarta-feira (20/10/2010)