06 outubro 2010

NOTA OFICIAL: Paralisação do Transporte Coletivo

A Urbes – Trânsito e Transportes foi surpreendida, no início desta quarta-feira (06), com uma paralisação parcial no transporte coletivo, em Sorocaba. Por volta das 5 horas da manhã, a operadora emergencial Jundiá, que atende a Zona Norte da cidade, deixou de colocar em circulação 13 linhas de ônibus, por conta de um movimento grevista dos motoristas da empresa.

A situação trouxe prejuízos aos usuários do transporte coletivo, nas primeiras horas do dia, obrigando a Urbes a adotar providências emergenciais. Assim que tomou conhecimento da situação, a empresa pública remanejou alguns veículos de outras operadoras e já a partir das 6 horas da manhã recolocou em operação mais de 50% dos ônibus que atendem aquela região da cidade.

Entre as linhas prejudicadas inicialmente estavam as do Jardim Brasilândia, Vila Angélica/Jardim Botucatu, Vila Carol, Industrial/Dois Corações, Guadalupe, Mineirão, Laranjeiras, Retiro São João, Hungarês, Paes de Linhares, Guaíba, Iporanga e Nova Sorocaba. Estas representam 13,54% de todo o sistema do transporte coletivo e até as 9 horas da manhã já haviam sido supridas mediante a utilização de carros extras das demais operadoras, entre elas São João, STU, Rosa e Reunidas.

Neste momento, o diretor presidente da Urbes, engenheiro Renato Gianolla, está reunido com representantes da empresa Jundiá e do sindicato dos motoristas, para discutir o problema e retomar a normalidade no transporte municipal.