07 outubro 2010

Zoo comemora o Dia do Lobo-Guará nesta 3ª feira

 No Brasil, existem, em média, 85 animais da espécie cativos, distribuídos em 23 instituições 
Foto: Zaqueu Proença / Secom


Nesta terça-feira (12) se comemora o "Dia Nacional do Lobo-Guará", data criada para lembrar a importância da preservação do ecossistema do Cerrado, através da sua espécie-símbolo. Em Sorocaba, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) vai comemorar este dia com uma programação diversificada no Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros", das 13h às 17h, com exposições, brincadeiras, oficinas de arte e apresentações de uma peça teatral.

“O nosso objetivo é sensibilizar a comunidade sobre a importância da conservação do Cerrado e discutir ações individuais e coletivas sustentáveis, utilizando como 'símbolo-bandeira' o Lobo-Guará”, destaca a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho.

O lobo-guará consta na lista do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de espécies em extinção, que mantém um grupo permanente de especialista na espécie em todo país. Desde o final da década de 1980, o "Quinzinho de Barros" atua no programa nacional de manejo do lobo-guará, com pesquisas nas áreas de veterinária, biologia e genética.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui