Aluna do CEI 10, no bairro de Aparecidinha, passando pela avaliação auditivado programa Escola Saudável. Crédito: Paulo Ochandio/Secom |
A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Programa Escola Saudável, está realizando uma triagem auditiva nas escolas de educação infantil da rede municipal de ensino. Nesta primeira fase do projeto, até o final do ano, cerca de 320 crianças com 5 anos de idade, alunos da 2ª etapa de nove Centros de Educação Infantil (CEIs) da cidade, devem ser avaliadas. No ano que vem, a expectativa é atender mais cerca de mil alunos do 1º ano do ensino fundamental das escolas municipais, com idade entre 6 e 7 anos.
De acordo com Paula Rita de Barros Lara Castro, coordenadora do Escola Saudável, mantido em parceria pelas Secretarias Municipais da Educação (Sedu) e da Saúde (SES), o projeto de saúde auditiva está sendo realizado nas escolas da rede municipal porque a Prefeitura entende que a audição é fundamental para o desenvolvimento da comunicação e para a aprendizagem. “Os problemas auditivos nem sempre são percebidos e atrapalham o desempenho escolar. Por isso, estamos fazendo uma triagem auditiva nos alunos da rede municipal, começando pelos CEIs”, comenta.
Paula Rita explica que a triagem está sendo feita pelos agentes do programa. Fonoaudiólogas da Apadas e do Centro de Referência em Educação acompanham o teste. Na avaliação, é utilizado um equipamento importado, que faz o audiograma de cada aluno.
Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, clicando aqui.