20 outubro 2010

Campanha de prevenção do câncer ginecológico prossegue até sexta-feira

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde, promove até esta sexta-feira (22) a Campanha Municipal de Prevenção do Câncer Ginecológico. Desde segunda-feira (18), todas as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade estão priorizando a realização dos exames de papanicolau e orientações sobre câncer de mama.

Todas as mulheres que participam da campanha estão recebendo orientações sobre o câncer de mama e aprendem a fazer o autoexame em casa. Ao serem atendidas para coleta do exame ou entrega do resultado, as mulheres também passam pelo exame clínico das mamas. As mulheres que tiverem indicação têm o exame de mamografia agendado e aquelas que tiverem alguma alteração nos exames realizados serão encaminhadas ao serviço especializado na Policlínica Municipal.

O secretário da Saúde alerta que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura dos tumores de mama e de útero. No Brasil, o câncer de mama é o que mais mata as mulheres e o câncer de colo uterino está na terceira posição. Em Sorocaba, no ano passado, segundo dados da Secretaria da Saúde, ocorreram 41 óbitos de mulheres por câncer de mama e 11 morreram com câncer de útero. “Nossa campanha tem o objetivo de ampliar a realização dos exames, mas também conscientizar a mulher de que a participação dela é fundamental”, diz o secretário.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, clicando aqui.