05 outubro 2010

Coral e Banda Sinfônica da PM se apresentam na 38ª Semana Brigadeiro Tobias

As atividades comemorativas à 38ª Semana Brigadeiro Tobias continuam nesta quarta-feira (6) no Teatro Municipal Teotônio Vilela, às 19h30, com a apresentação gratuita do Coral e da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A programação da prossegue até sábado (09), com atividades como solenidade de homenagem à memória do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar e entrega do Colar Evocativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842, Desfile Comemorativo das Escolas de Brigadeiro Tobias, entre outras.

Brigadeiro Tobias

Raphael Tobias de Aguiar nasceu em Sorocaba no dia 4 de outubro de 1794. Com 4 anos foi inscrito pelo pai no quadro do Regimento de Cavalaria local, como cadete, quando iniciou brilhante carreira militar. Alferes em 1799, tenente em 1802 e capitão em 1809, prosseguiu seus estudos em São Paulo.

Vários fatos registrados o tornaram uma das figuras de maior importância na história de São Paulo e do Brasil, sendo considerado o precursor da Federação, em 1889. Implementou, ainda, a mudança da legislação através da Lei Provincial de 15 de dezembro de 1831, oriunda do Conselho da Província, dando origem ao embrião da atual Polícia Militar

Leia esta matéria completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui