13 outubro 2010

Saúde reforça ações de prevenção ao câncer de mama

UBS de Sorocaba intensificam as orientações sobre a doença, incentivando mulheres acima dos 35 anos a realizarem exames e alertando sobre a importância da detecção precoce  Foto: Zaqueu Proença / Secom


A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism), intensificou as ações de prevenção ao câncer de mama. Desde setembro, todas as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade estão incentivando as mulheres, com idade acima dos 35 anos, a passar por exames clínicos e também as orientando sobre a importância do autoexame para a detecção precoce da doença.

“A sorocabana deve se conscientizar sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Por isso, toda a equipe da rede municipal está preparada para alertar e orientar sobre a prevenção desta doença que, se descoberta no início, tem maior possibilidade de cura”, comenta o secretário da Saúde, Milton Palma.

O coordenador do Paism, Marco Antônio de Barros, explica que as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. “As UBS estão realizando os exames clínicos e orientando todas as mulheres acima de 35 anos a fazer o autoexame de mama. Se forem detectadas alterações, a própria UBS indica a paciente para a mamografia. Assim, mulheres desta faixa etária devem procurar a UBS mais próxima de sua casa para a realização dos exames”, diz o médico.

Leia esta matéria completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui