06 outubro 2010

Secretaria da Saúde orienta sobre prevenção à catapora

Conhecida popularmente como catapora, a varicela é uma doença causada por vírus e tem uma evolução benigna que dura normalmente entre sete a dez dias. Pode ocorrer durante o ano todo, porém, observa-se um aumento do número de casos no fim do inverno e início da primavera (de agosto a novembro), devido ao tempo seco: as pessoas ficam mais suscetíveis à contaminação por vias respiratórias. Por isso, a Secretaria da Saúde (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), reforça as ações preventivas e de orientação contra a doença neste período sazonal.

A transmissão do vírus da catapora ocorre por vias respiratórias e através de contato direto com o fluído contido nas vesículas de pessoas com a doença. Os sintomas começam com mal-estar, febre, dores musculares e falta de apetite. As crianças costumam ficar impacientes. Em seguida, começam a aparecer as vesículas, que são pequenas bolhas que se concentram inicialmente no tórax e abdômen e se disseminam para as extremidades.

Os sintomas incluem ainda coceira intensa nas lesões e o ato de coçar as bolhas ajuda a espalhar as pequenas vesículas, que também pode levar bactérias para as feridas e provocar infecções. A médica da VE, Priscila Helena dos Santos, lembra que é importante manter as unhas das crianças curtas e tentar evitar que elas se cocem a fim de evitar complicações. “Deve-se dar preferência às roupas de algodão (que não irritam como outros tecidos) e banhos para garantir a higienização e aliviar o prurido”, comenta a médica.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui