19 outubro 2010

Campanha dos exames de papanicolau continua até sexta-feira, nas 30 UBS


Neste sábado (23), dez UBSs funcionarão das 8h às 14h para atender especialmente as mulheres que trabalham durante a semana  Foto: Zaqueu Proeça / Secom
 A Campanha Municipal de Prevenção do Câncer Ginecológico continua até sexta-feira (22) em todas as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBS). O objetivo da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde, é conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer o exame preventivo do câncer do colo uterino, também chamado de papanicolau, bem como o autoexame das mamas e a mamografia (quando há indicação). “Com esta prática, os tumores podem ser identificados na fase inicial, o que aumenta as chances de cura”, lembra o secretário da Saúde, Milton Palma.

Desde segunda-feira (18), as UBS da cidade estão priorizando os atendimentos das mulheres e agendando os exames de papanicolau. Cada unidade programou atividades especiais sobre o tema, como realização de palestras educativas, cartazes explicativos, distribuição de material informativo, divulgação na comunidade e agenda aberta para as mulheres.

Em algumas unidades, é possível fazer o exame no mesmo dia. O exame é indicado para todas as mulheres com vida sexual ativa e deve ser repetido anualmente ou conforme indicação médica, para colheita a mulher não pode ter tido relação sexual nas últimas 24 horas, não deve ter usado cremes ou duchas vaginais e nem pode estar menstruada.

Leia esta notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui