19 outubro 2010

Museu Histórico Sorocabano comemora 42 anos com exposição fotográfica

Assim como o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, o Museu Histórico Sorocabano também comemora 42 anos de funcionamento este mês. O festejo será realizado no sábado (23) com uma exposição fotográfica sobre o local. Serão 30 fotos que retratam a história do Parque e do Museu. No mesmo dia, a partir das 15h, o grupo de choro “Entre Amigos” apresentará um show especial para alegrar os visitantes da mostra. A apresentação é gratuita.

O acervo do Museu Histórico Sorocabano começou a ser formado no início do século passado, com objetos e documentos de ilustres moradores e personalidades da cidade, que tiveram participação ativa na formação e desenvolvimento do município e do País. “Uma visita ao Museu Histórico Sorocabano é como uma viagem no tempo e na vida de Sorocaba”, explica o secretário da Cultura e Lazer, Anderson Santos.

Embora a data de fundação seja considerada 3 de março de 1954, foi a partir da mudança para a antiga casa do “Capitão Chico” - Francisco Xavier Paes de Barros, na Vila Hortência, em 20 de outubro de 1968, que o Museu se consolidou como centro de exposição e estudos da cidade.

Segundo registro em livro próprio, o casarão que abriga o Museu, localizado no interior do zoológico, foi doado pelo Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar como dote pelo casamento de sua irmã com o Capitão Chico. O casarão, construído em 1780, hospedou, entre outras personalidades ilustres, a Marquesa de Santos (Domitila de Castro) quando ela se refugiou em Sorocaba ao fugir da Revolução Liberal de 1842.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, clicando aqui.