15 outubro 2010

Viagem a Londres: Lippi destaca contribuição de Sorocaba à educação em outros países

O prefeito Vitor Lippi e a secretária de Educação, Maria Teresinha Del Cistia, mostram o reconhecimento internacional pela adoção dos programas de educação emocional nas escolas municipais  Foto: Paulo Ochandio / Secom


O prefeito Vitor Lippi concedeu em seu gabinete, no final da tarde desta sexta-feira (15), uma entrevista coletiva sobre a viagem oficial que participou nesta semana em Londres, na Inglaterra. Lippi citou a homenagem concedida a Sorocaba pela entidade Partnership for Children, pela adoção do programa Amigos do Zippy na Rede Municipal de Ensino. “Sinto gratidão por Sorocaba estar contribuindo com as políticas públicas de outras cidades do mundo”, destacou.

Sorocaba foi o primeiro município do mundo a adotar o programa de educação emocional, "Amigo do Zippy”, em escolas públicas, para alunos do Primeiro Ano do Ensino Fundamental. A partir desta iniciativa, a Prefeitura desenvolveu os programas “Amigos do Maçã”, que é uma sequência do primeiro, e o programa “Amigos do Zippy em Casa”, que abrange os pais, a família do aluno, beneficiando desde 2006 cerca de 40 mil alunos.


Lippi assina o termo de reassunção do cargo, observado pelos vereadores José Francisco Martinez e Rozendo de Oliveira, o vice-prefeito José Ailton Ribeiro e o secretário de Governo, Paulo Mendes (de costas)  Foto: Paulo Ochandio / Secom

Entre os compromissos em Londres, o prefeito, a presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Denise Lippi, a secretária de Educação, Maria Teresinha Del Cístia, uma representante da pasta e outra da Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC), parceria no desenvolvimento do proejto em Sorocaba, visitaram a instituição educacional Charlotte Sharman Primary School, que faz a integração de filhos de imigrantes e tem o inglês como segundo idioma. “Com muito orgulho, vimos de perto uma escola pública de uma das cidades mais importantes do mundo usar a mesma dinâmica que desenvolvemos em Sorocaba e que também vem sendo usada em mais 19 países”, ressaltou.

Antes da entrevista coletiva, houve a cerimônia de reassunção do cargo pelo prefeito Vitor Lippi, pois a chefia do Executivo estava com o vice-prefeito José Ailton Ribeiro desde o dia 9 passado. Estiveram presentes na solenidade os vereadores José Francisco Martinez e Rozendo de Oliveira, este último representando o presidente Mário Marte Marinho Júnior, e secretários municipais.

Leia esta matéria completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br clicando aqui