27 agosto 2010

Debate discute intersetorialidade de políticas para pessoas com deficiência

Crédito: Zaqueu Proença / Secom
O Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência (CMPPD), com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), promoveu nesta sexta-feira (27) o fórum “A intersetorialidade na Política Pública para a Pessoa com Deficiência”, no plenário da Câmara Municipal. O encontro avaliou as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência desenvolvidas em Sorocaba e no Brasil, além de possíveis medidas para aumentar a articulação entre os órgãos de atendimento a este segmento social.

O fórum marcou a passagem da Semana de Prevenção às Deficiências, tendo por objetivo aumentar a divulgação sobre os serviços públicos e a rede social de atendimento das pessoas com deficiências, assim como apresentar novas propostas. A secretária Maria José de Almeida Lima, ressaltou a importância permanente da manutenção de um trabalho em rede articulado, envolvendo os órgão públicos, entidades e organizações-não-governamentais voltadas às pessoas com deficiência.

O fórum apresentou, pela manhã, palestras da advogada e militante de Santos-SP, Vera Lúcia Vasques; do economista e militante de Sorocaba, Emerson Cañas; e do Promotor de Justiça e Defesa da Cidadania, Jorge Alberto de Oliveira Marum. À tarde, os participantes se dividiram em quatro grupos de trabalhos, onde discutiram propostas nas áreas de Trabalho, Educação, Esporte e Lazer e Assistência Social.

As propostas aprovadas pela planária farão parte da Carta de Sorocaba, a ser redigida posteriormente, contendo as diretrizes de políticas públicas para a pessoa com deficiência em âmbito municipal. O documento será encaminhado às autoridades competentes.