26 agosto 2010

Vitor Lippi apresenta projeto do Parque Tecnológico na Anfavea

Divulgação
O prefeito Vitor Lippi realizou, tarde desta quinta-feira (26), em São Paulo, uma apresentação do projeto do Parque Tecnológico de Sorocaba aos diretores da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave). Entre os participantes estavam o sorocabano Sérgio Reze, presidente da Anfavea; o diretor da GM, Luiz Moan Yabiku Júnior, e os empresários Alberto Pescumo Filho, Alexandre Bernandes, Antônio Megale, Augusto Cattoni, João Alecrim, Marco Saltini, Ricardo Bastos, Paulo Sotero e Aurélio Santana.

Acompanharam Lippi à palestra, Mario Tanigawa, secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Costa, diretor do Polo de Desenvolvimento e Inovação (Podi). O objetivo do encontro foi o de apresentar às montadoras, a vocação do Parque Tecnológico de Sorocaba, que terá atuação voltada na pesquisa e inovação na indústria metal mecânica, contando inclusive com um laboratório de testes automotivos. A implantação de um laboratório com essa especialidade no Brasil é de interesse das montadoras.

Em uma palestra de quase 40 minutos, o prefeito traçou um breve perfil de Sorocaba e destacou que o Parque Tecnológico será um marco divisor no desenvolvimento do município e da região. “Será como uma cidade de inovação e pesquisa, onde o conhecimento se reverterá em benefício para toda uma região”, destacou Lippi.

Vitor Lippi falou também sobre os prazos de construção do Parque Tecnológico, cuja obra do Núcleo Central se encontra com licitação aberta, já recebendo a inscrição de empresas interessadas. “Definida a licitação, vamos iniciar a obra em novembro, com previsão de entregarmos até o final de 2011. São 18.000 m² de área construída do Núcleo. Nessa primeira etapa, o prédio terá 11.000 m²”, disse.

Os diretores da Anfavea se mostraram interessados no projeto do Parque Tecnológico de Sorocaba, principalmente na questão da implantação do laboratório de testes automotivos. Pediram uma cópia do projeto para que possam analisar e voltar a discutir o assunto.

Dentro do Núcleo Central funcionarão as incubadoras de empresas, laboratórios que ocupam pequenos espaços, representações de instituições da área de Ciência e Tecnologia, serviços técnicos especializados, área de convivência, restaurantes, bancos e serviços diversos, além de uma área especifica para a administração do Parque Tecnológico.

Entre as universidades que já manifestaram interesse em se instalar no Parque Tecnológico estão a Ufscar, PUC, USP, Uniso e a Unesp, além da Fatec. Lippi lembrou ainda o convite formulado à Fundação Ricardo Franco, do Rio de Janeiro, mantenedora do Instituto Militar de Engenharia (IME), para instalação do laboratório de testes Cras Test (ensaios destrutivos de veículos). “Seria o primeiro laboratório desse gênero na América Latina e nós apresentamos o interesse de Sorocaba em recebê-lo”, explicou o prefeito.