27 agosto 2010

Revitalização melhora trânsito na Zona Norte e acesso à Zona industrial

Crédito: Emerson Ferraz / Secom
O prefeito Vitor Lippi inaugurou na manhã desta sexta-feira (27) a segunda fase da duplicação da Av. Antônio Silva Saladino, no Parque Vitória Régia. Durante a solenidade, ele destacou as melhores condições de tráfego e segurança aos motoristas e ciclistas que circulam entre a Zona Norte e a Zona Industrial, inclusive, visando o início das operações do Parque Tecnológico e da fábrica de automóveis, Toyota, nos próximos anos.

A Antônio Silva Saladino é um dos principais corredores viários da Zona Norte, contando agora com mais de 2 km de pista duplicada, ciclovia, sistema de iluminação e paisagismo, entre as avenidas Itavuvu e General Motors. Lippi mencionou a valorização possibilitada pela reurbanização do bairro e os benefícios para o trânsito local.

“A população pode chegar as suas casas mais rápido e com mais segurança, especialmente agora, com a previsão de um tráfego maior em razão da instalação do Parque Tecnológico e da vinda da Toyota, uma nova etapa no desenvolvimento da cidade”, destacou. O prefeito ainda lembrou que o tráfego de veículos da região será, em breve, beneficiado pelas próximas fases do programa Sorocaba Total, que vem implantando 33 km de novas avenidas na cidade.

A Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) revitalizou esta segunda fase da avenida em 1.200 metros de extensão, com a duplicação e asfaltamento da pista em 12 mil m²; a construção de calçadas; novo sistema de drenagem, ao longo de 300 m; a criação de 96 pontos de iluminação e a substituição de outros 80; a troca de postes de madeira por concreto; e a readequação dos equipamentos de telefonia.
Crédito: Zaqueu Proença / Secom
A ciclovia se estende na avenida por 1.200 metros, onde houve o plantio de 6.500 m² de grama esmeralda e 350 mudas de árvores, além da preservação de outras espécies já existentes. A Seobe ainda executou o recapeamento da pista original da avenida e da Rua Nanci Ferro, somando 11,4 mil m² de asfalto. O novo percurso se interliga ao trecho revitalizado pela Prefeitura em 2007, a partir do cruzamento com a Av. Itavuvu.

A cerimônia teve a presença de familiares de Antônio Silva Saladino, servidor municipal (1922-1990). O jornalista Rui Albuquerque, amigo da família, fez um pronunciamento em homenagem ao patrono da avenida.

Além de Vitor Lippi, também estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara Municipal, Mário Marte Marinho Jr.; os vereadores Benedito de Jesus Oleriano, Emílio de Souza (Ruby), Izídio de Brito e José Francisco Martinez; os secretários Wilson Unterkircher Filho (Seobe); Paulo Mendes (Governo e Relações Institucionais); Rodrigo Moreno (Planejamento e Gestão); Carlos Laino (Parcerias) e o diretor-geral do Saae, Geraldo Caiuby.