25 agosto 2010

Confira a programação dos Ônibus Rosa e Azul

O Ônibus da Mulher e o Ônibus do Homem, unidades móveis de saúde da Prefeitura de Sorocaba, continuam cumprindo a agenda juntos. Eles estarão nesta quinta-feira (26) no bairro Itapemirim (região do Lopes de Oliveira) e, na sexta-feira (27), no Parque dos Espanhóis, em Pinheiros.

No Ônibus Rosa são realizados exames como colheita de papanicolau, agendamento de mamografia, orientações sobre câncer de mama, encaminhamento para o Programa de Planejamento Familiar, entre outros serviços. Não é preciso agendar horário para ter acesso aos serviços oferecidos na unidade móvel, basta comparecer ao local indicado. As mulheres que possuem cartão do SUS ou das unidades de saúde devem levar o documento para facilitar encaminhamentos e agendamentos.

No Ônibus Azul, a equipe de enfermagem vai orientar os homens quanto a dietas, prática de atividades físicas, aferição da pressão arterial, da glicemia, entre outros exames básicos de check-up. Já as consultas urológicas serão enfocadas principalmente na sexualidade do homem e na realização de exames de próstata e cálculos renais. Em ambas as unidades móveis ocorrem a realização de testes de HIV.

No bairro Itapemirim, o Ônibus Rosa e Azul farão os atendimentos na Igreja Evangélica Jesus Voltará, das 9h às 17h. No Parque dos Espanhóis, que fica à Rua Campos Salles, as unidades estarão disponíveis à população no mesmo horário.