25 agosto 2010

Megaoperação de Controle de Fumaça Diesel vistoria 600 veículos


Crédito: Zaqueu Proença / Secom
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e a Urbes – Trânsito e Transportes, em parceria com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), realizaram nesta quarta-feira (25), das 9h30 às 15h, uma Megaoperação de Controle de Fumaça Diesel na Av. Independência, próximo ao Posto da Base Comunitária da PM, no Éden. Ao todo, foram vistoriados 600 veículos a diesel, sendo que 47 foram reprovados e multados pela Cetesb, o que representa 7,8% do total.

“Isso não é novidade para os condutores, pois a Prefeitura já vinha desde 2009 realizando blitzes educativas para orientar e alertar os motoristas de veículos a diesel para regularem seus motores. E, durante essas ações, nós comunicamos que faríamos uma ação punitiva”, ressalta a secretária Jussara de Lima Carvalho. “Por enquanto, somente a Cetesb tem a competência legal para multar”, explica.

Crédito: Zaqueu Proença / Secom
A secretária destaca que, além de ser uma ação punitiva, a operação também teve um caráter educativo. Durante toda ação, além das multas aplicadas pela Cetesb, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente distribuiu folhetos com orientações e dicas aos condutores. “Queremos conscientizar os motoristas sobre a importância de manter os veículos a diesel regulados para garantir uma melhor qualidade do ar, contribuindo para a saúde da população”, ressalta Jussara. A ação contou também com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Ambiental, que ainda fez a vistoria das cargas dos caminhões e verificou a documentação dos veículos.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.

Crédito: Zaqueu Proença / Secom