20 agosto 2010

Projeto leva aos estudantes da Rede Municipal opção vocacional

Profissionais da Universidade Paulista (Unip) e da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar - Campus Sorocaba) realizam até a próxima quinta-feira, dia 26, uma série de palestras aos alunos do Ensino Médio da Rede Municipal sobre os cursos de Arquitetura e de Ciências da Computação. O evento faz parte do programa “Com Foco no Futuro”, desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação.

A proposta do programa é oferecer orientação vocacional aos estudantes para que possam ter uma maior familiaridade com as profissões e, assim, tomarem decisões mais adequadas no futuro. “Muitos desses alunos, em breve, prestarão vestibular para faculdade e ainda não têm a menor noção de que curso fazer”, explica a professora Maria Emília Faria Alquezar Serafim, articuladora da pedagogia empreendedora.

Para o aluno participar é necessário fazer inscrição prévia. Os objetivos, segundo a secretária da Educação, Maria Teresinha Del Cistia, são: preparar os adolescentes para a escolha da profissão, procurando contribuir com sua formação, interesses, oferecendo informações que possam levá-los a melhor identificação em determinada carreira profissional; orientar como deve proceder diante de uma entrevista, postura, vestimenta, linguagem e outros requisitos básicos para investir em sua capacidade empreendedora e possibilitar oportunidades de acesso a cursos, palestras que possam melhor viabilizar a inserção do jovem no mercado de trabalho.

Leia essa notícia completa no Portal da Cidadania, o Sorocaba.sp.gov.br, clicando aqui.