27 agosto 2010

Ônibus Rosa e Azul estarão no Iporanga 2 e no Central Parque neste fim de semana

Os Ônibus da Mulher e do Homem, unidades móveis de saúde da Prefeitura de Sorocaba, continuam cumprindo a agenda juntos. Eles estarão neste sábado (28) no bairro Iporanga 2 (região de Aparecidinha) e, no domingo (29), no Central Parque.

No Ônibus Rosa são realizados exames como colheita de papanicolau, agendamento de mamografia, orientações sobre câncer de mama, testes de HIV (dentro do programa Fique Sabendo) encaminhamento para o Programa de Planejamento Familiar, entre outros serviços. Não é preciso agendar horário para ter acesso aos serviços oferecidos no Ônibus da Mulher, basta comparecer ao local indicado. As mulheres que possuem cartão do SUS ou das unidades de saúde devem levar o documento para facilitar encaminhamentos e agendamentos.

Já, no Ônibus Azul, a equipe de enfermagem orienta os homens quanto a dietas, prática de atividades físicas e realiza aferição da pressão arterial, da glicemia, entre outros exames básicos de check-up. As consultas urológicas serão enfocadas principalmente na sexualidade do homem e na realização de exames de próstata e cálculos renais.

No bairro Iporanga 2 os Ônibus Rosa e Azul estarão no Sindicato dos Químicos (Estrada do Ferraz, s/nº), das 9h às 16h, participando do evento “Dia S”, organizado pelo Centro de Saúde Aparecidinha. Já, no domingo, as unidades móveis farão os atendimentos na EE “José Odin de Arruda”, que fica na Avenida Salvador Milego, 400, das 10h às 16h.

Durante a semana

Na próxima segunda e terça-feira (30 e 31), os Ônibus da Mulher e do Homem atenderão a população do Condomínio Residencial Ibiti do Paço, sempre das 9h às 17h. Na quarta e na quinta-feira (1 e 2 de setembro), as unidades estarão no Centro de Integração Social (CIS) da Vila Rica, porém em horários diferenciados: o Ônibus Rosa ficará das 9h às 17h e, o Azul, das 9h às 13h.