26 agosto 2010

Fórum debate políticas voltadas à pessoa com deficiência

O Conselho Municipal da Pessoa Portadora de Deficiência (CMPPD) promove nesta sexta-feira (27) o fórum “A intersetorialidade na Política Pública para a Pessoa com Deficiência”, das 8h às 17, no plenário da Câmara Municipal. O encontro conta com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), e reunirá representantes do Poder Público, entidades e sociedade civil para debater as políticas voltadas às pessoas com deficiência, para uma maior articulação entre os órgãos de atendimento.

O fórum marca a passagem da Semana de Prevenção às Deficiências, tendo por objetivo aumentar a divulgação sobre os serviços públicos e a rede social de atendimento das pessoas com deficiências, assim como apresentar novas propostas. De acordo com a chefe da seção de Apoio à Pessoa com Deficiência da Secid, Aline Marcheto, o fórum “evidencia a necessidade de se efetivar um trabalho em rede, articulador e intersetorial envolvendo todos os interessados na garantia da cidadania deste segmento populacional”.

Pela manhã, o fórum apresentará palestras da advogada e militante de Santos-SP, Vera Lúcia Vasques; do economista e militante de Sorocaba, Emerson Cañas; e do Promotor de Justiça e Defesa da Cidadania, Jorge Alberto de Oliveira Marum. À tarde, os participantes serão divididos em quatro grupos de trabalhos para a discussão de propostas, nas áreas de Trabalho, Educação, Esporte e Lazer e Assistência Social.

As propostas aprovadas pela planária farão parte da Carta de Sorocaba, um documento com diretrizes de políticas públicas para a pessoa com deficiência em âmbito municipal, que será encaminhada para as autoridades competentes.