25 agosto 2010

'História de Vida' tem mais duas turmas na Fundação Casa

Mais duas turmas de internos da Fundação Casa 1 e 2 (40 jovens) começam, nesta sexta-feira (27), o curso do projeto História de Vida desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação. Pelos próximos três meses, semanalmente os jovens receberão aulas de empreendedorismo e noções de cidadania, que os incentivará a acreditar que, juntos, podem fazer um sonho acontecer.

As aulas serão ministradas pela professora Rosana Helena Nunes, articuladora da Pedagogia Empreendedora na Rede Municipal, e procuram estimular os jovens a sonharem e a desenvolverem mecanismos para realizar esse sonho. Também aprendem noções de cidadania, de comportamento no momento de uma entrevista de trabalho e também a criarem seus currículos.

O programa já formou quatro turmas de internos da Fundação Casa, sendo que a última concluiu o curso na semana passada. Segundo a professora, boa parte desses jovens, quando estão no último estágio do curso, percorre as empresas para entregar currículos. “Quando a empresa vê que eles possuem o curso da pedagogia empreendedora, contratam na hora. Essa ferramenta ajuda a abrir portas para eles conseguirem o primeiro emprego”, conta Rosana Nunes.

Outra iniciativa do projeto para estimular os estudantes a prosseguirem nos estudos, a buscar meios para empreenderem seus sonhos, é a visita especial que recebem uma vez por mês. “Convidamos sempre uma pessoa que também enfrentou dificuldades no passado e venceu, cujas origens assemelham-se à realidade dos internos, para que vá a Fundação Casa contar sua história de vida. Assim eles têm um exemplo vivo de que também podem mudar o futuro”, conclui a professora.