19 agosto 2010

Vacinação antirrábica é suspensa em todo o Estado

Seguindo recomendação da Secretaria de Estado da Saúde, a Campanha de Vacinação Antirrábica, que teria início nesta sexta-feira (20) em Sorocaba, foi suspensa. A decisão foi comunicada oficialmente à Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE) às 17h40 desta quinta-feira (19).

A Secretaria de Estado da Saúde recomendou a suspensão imediata da vacinação de cães e gatos contra a raiva animal a todos os municípios paulistas. Segundo nota oficial, a decisão ocorre porque o número de reações adversas notificadas à Coordenadoria de Controle de Doenças da pasta está acima do observado em anos anteriores, podendo, na avaliação dos técnicos da Secretaria, colocar em risco a vida dos animais imunizados.

Ainda segundo o Estado, o maior número de eventos adversos notificados é procedente dos municípios de São Paulo e Guarulhos, que têm ampla experiência na realização de campanhas de imunização de cães e gatos. Nessas duas cidades foram registrados sete casos de choque anafilático em animais vacinados, dos quais seis morreram, sendo quatro gatos e dois cães.

De acordo com a diretora de Área da Vigilância em Saúde, Consuelo Matiello, Sorocaba recebeu 80 mil doses da vacina. A Secretaria da Saúde de Sorocaba aguarda novas orientações do Governo do Estado para iniciar a campanha de vacinação antirrábica na cidade.